Artigo | O trabalho e a felicidade no mundo digital

Por Jorge Alves de Souza, Presidente do Sindiprom-SP e Vice-Presidente da Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras

O jogador de futebol é feliz no trabalho? Creio que sim, pois ele faz exatamente o que gosta, mas para ser bom na sua profissão, ele precisa seguir regras: fazer um excelente preparo físico, psicológico, treinar técnicas de jogo, praticar diariamente, participar de treinamento coletivo, visando a conexão no campo de jogo em equipe para atingir uma performance de excelência.

Da mesma forma para que uma equipe de uma empresa adquiria uma Cultura Digital é preciso treinar, pois não existe a história de virar a chave e passar a ser digital.

Você é uma pessoa digital? Ficou na dúvida ou não sabe responder, pense no seu Smartphone, está na sua mão. Você usa-o com qualidade e conhecimento das possibilidades que ele oferece ou comprou apenas, por que os seus amigos ou familiares os tem.

Pense nos computadores, que você ou a sua empresa utilizavam no passado, sua capacidade de memória e processamento de dados. O seu laptop é muito mais potente, do que essas máquinas, que ocupavam uma sala e/ou andar inteiro na empresa.

Cultura Digital não é modismo, portanto, você tem ou não, procure aprender com quem pode ajudá-lo a se capacitar e usufruir da tecnologia, que está no seu bolso.

Cultura Digital não se adquire, como num passe de mágica, as empresas precisam investir de verdade nessa área, criando cultura entre os seus colaboradores, promovendo treinamento contínuo, aprimorando a técnica, conhecimento e o comprometimento.

É chegada a hora do Líder, lidere o processo na sua empresa, pois esta é a sua função. Estabeleça prazos plausíveis de serem cumpridos, com métricas de desempenho, para não ser encarado como, mais uma onda de modismo, uma vez que a sua empresa poderá passar com esta onda e sumir.

Pense, pesquise, contrate profissional para treina-los se necessário, Cultura Digital você adquiri através do aprendizado, lembre-se: a grande beneficiada será a sua empresa.

Bons resultados.