1

Brasil: País das Feiras registra 2222 Feiras no ano de 2014

Estudo inédito “Feiras de Negócios no Brasil”, elaborado pela UBRAFE- União Brasileira dos Promotores de Feiras apontou que os promotores de feiras de negócios já sinalizavam há muitos anos: o Brasil realiza 2222 Feiras de Negócios por ano em todo o território nacional.

 

Investimentos regionais em infraestrutura para realização de eventos contribui para a economia local

Por Armando Arruda Pereira Campos Mello

Presidente Executivo da Ubrafe

Diretor Superintendente do SINDIPROM/SP

 

Estudo inédito “Feiras de Negócios no Brasil”, elaborado pela UBRAFE- União Brasileira dos Promotores de Feiras apontou que os promotores de feiras de negócios já sinalizavam há muitos anos: o Brasil realiza 2222 Feiras de Negócios por ano em todo o território nacional.

O Estudo “Brasil: o país das feiras” mostra que 48% de Feiras de Negócios estão concentradas na região Sudeste do Brasil, com 1074 Feiras de Negócios. A segunda colocada é a região Sul com 30,6%, na terceira posição está a região Nordeste com  10,4%. O Estudo considerou o Calendário Ubrafe das Principais Feiras de Negócios, Calendário Feiras do Brasil, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG). Neste contexto, foram analisadas as Feiras e exposições B2B (sigla em inglês, que significa de empresa para empresa) e as Feiras do Agronegócio.

Dizem especialistas que o crescimento regional de Feiras de Negócios é um sinal de maturidade da economia. Com o investimento em novos metros quadrados, os locais começam a ter infraestrutura para a realização de Feiras de Negócios, que antes se concentrava na capital paulista. E este mercado que movimenta riquezas da ordem de R$16 bilhões por ano somente na cidade de São Paulo está expandido seus horizontes para as demais regiões brasileiras.

Hoje, o poder de concretizar novos negócios, realizar pesquisa sobre novos produtos e principalmente encontrar compradores, produtores, fornecedores e distribuidores com as principais novidades do setor da economia acontecem nas Feiras de Negócios das associadas da Ubrafe, União Brasileira dos Promotores de Feiras. As feiras de negócios são o termômetro da economia brasileira e a principal ferramenta de mídia presencial.

As feiras de negócios conseguem agregar bons ventos aos seus participantes, conseguem  funcionar como uma mola propulsora de geração de negócios. Por mais que a internet e outras formas de comunicação facilitem o contato com os parceiros comerciais, não há nada que substitua o contato cara a cara – olho no olho – entre produtor e canal de distribuição. E é isso que a feira proporciona. Além do mais, os empresários que participam das feiras têm ainda a chance de conquistar dezenas de novos clientes de todo o país e do exterior.

O calendário da Ubrafe  As Principais Feiras de Negócios do Brasil 2015 zela pela qualidade, que está há mais de 26 anos promovendo o setor de promoção comercial.

Para saber mais informações sobre as Feiras de Negócios, as novidades de cada evento, e características, como: metragem, visitação, expositores nacionais e internacionais. Todas estas informações estão disponíveis em três idiomas.  Planeje-se e consulte: calendario2015.ubrafe.org.br.