Feiras de Negócios– Marketing Estratégico

As feiras de negócios, como o próprio nome indica, são eventos que criam oportunidades de negócios. Importante ferramenta de marketing estratégico, promove a aproximação dos mercados produtores e consumidores, ativando os canais de distribuição e proporcionando contatos de alto nível entre eles.

As feiras de negócios, como o próprio nome indica, são eventos que criam oportunidades de negócios. Importante ferramenta de marketing  estratégico, promove a aproximação dos mercados produtores e consumidores, ativando os canais de distribuição e proporcionando contatos de alto nível entre eles. Por tradição, são realizadas em Pavilhões de Exposições, com o objetivo de gerar relacionamentos, promover a abertura de novos canais de comercialização, realizar o lançamento de produtos ou serviços e fechar negócios.

As feiras permitem realizar pesquisas de mercado em um ambiente único e diferenciado, onde se pode comparar produtos, tecnologia e serviços oferecidos pela indústria. Sua participação exige um projeto de marketing bem elaborado e com objetivos claros, planejamento cuidadoso e preparação que obedeça à política e às expectativas da empresa expositora. Este planejamento é essencial para o sucesso da participação em uma feira e deve ser feito com extrema atenção desde o projeto do estande, que deve ser atrativo e transmitir claramente a proposta comercial, com produtos bem apresentados, induzindo o cliente comprador ao contato.

O treinamento da linha de frente do atendimento tem extrema importância: recepcionistas atenciosas, com bom conhecimento dos produtos, e vendedores bem treinados, transmitem confiança e qualidade naquilo que estão oferecendo.

Vale ressaltar que é comum as empresas terceirizarem os serviços, mas cuidado! Não terceirize as decisões importantes, pois elas implicam no sucesso da sua participação.

Divulgue a sua participação na feira, distribua os convites, informe sua localização aos clientes e prospects e aproveite as oportunidades de merchandising, desenvolva a folheteria com informações de seus produtos, providencie um bom material promocional complementar que auxilie no fechamento dos negócios dentro do estande e utilize as mídias eletrônicas.

Motive seus representantes a divulgar a feira e a participação de sua empresa, afinal estarão lá para fazer negócios e gerar resultados!

Lembre-se: o cliente quer conversar com os donos ou diretores da empresa. Mesmo com pessoal bem treinado, o dirigente tem uma responsabilidade ainda maior: a empresa. O tempo de sua permanência na feira é primordial - esteja no estande o tempo todo, pois é desta forma que sua empresa será avaliada de forma positiva e você poderá atingir os objetivos e alcançar os resultados. Evite sair antes, permitindo que seus representantes façam o mesmo, isso prejudica muito a sua participação. São quatro ou cinco dias decisivos na sua relação com o mercado.

Agindo desta forma você estará valorizando o seu investimento, aumentando as possibilidades e oportunidades de fechamento de negócios, agilizando a tomada de decisões e reafirmando o respeito pelos clientes, que serão fidelizados pela qualidade dos produtos e pelo bom atendimento.

Bons negócios!

Jorge Alves de Souza, presidente do Sindiprom-SP e diretor superintendente do Grupo CouroModa