
Por Armando Arruda Pereira de Campos Mello, presidente executivo da Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras
As feiras de Negócios são uma estratégia obrigatória para as companhias e empresas interessadas em atualizar-se com as ultimas tendências do mercado e ampliar seus negócios. De acordo com o Estudo Brasil: pais das Feiras, da Ubrafe, mostra que o Brasil realiza 2222 Feiras de Negócios por ano em todo o território nacional.
Ainda de acordo com o 48% de Feiras de Negócios estão concentradas na região Sudeste do Brasil, com 1074 Feiras de Negócios. Em segundo lugar permanece a região Sul com 30,6%, com 676 Feiras de Negócios. Em terceiro lugar temos a Região Nordeste com 10,4% e ainda a Região Centro Oeste registra 6,8% e a Região Norte com 3,9%.
Os argumentos são mais que suficientes para justificar a participação em Feiras de Negócios e adquirem ainda uma importância maior em tempos de incertezas econômicas, quando os executivos adotam as politica da última coluna da direita… Ou seja, de a famosa Retenção de Gastos. Nestes momentos é bom ter argumentos para garantir a continuidade de participação da sua marca nos principais eventos. Afinal, como dizia Charles Darwin, “não são as mais fortes e nem mais inteligentes que sobrevivem; são as que se adaptam as mudanças”.
Os 10 motivos:
- Vender produtos e serviços usando a principal ferramenta de mídia presencial. A Feira de Negócio é para ver e ser visto.
- Apresentar novos produtos e serviços que os clientes não conhecem. E demonstrar produtos que independente do seu tamanho.
- Encontrar em um curto espaço de tempo, de três a quatro dias, os principais tomadores de decisão e fechar pedidos no ato.
- Realizar pesquisas de mercado, aproveitando os visitantes da feira, que o público de interesse da empresa. Adquirindo conhecimento com novas tecnologias e descobrir as principais tendências do mercado.
- Criar leads para revendedores e representantes, além de reforçar a imagem da marca ou estabelecer uma nova imagem, aumentando assim a consciência da marca.
- Conhecer as novas tendências do setor e fechar parcerias estratégicas
- Estabelecer relações comerciais com mercados internacionais e encurtar o ciclo de compras.
- Fortalecer o mercado e aumentar a lucratividade
- Destacar novos produtos, serviços e iniciativas para a mídia, que sempre marca presença nas feiras de negócios.
- Reforçar plano de marketing e determinar a eficácia de campanhas promocionais e de marketing.
UBRAFE
UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras é a entidade que representa o setor de promoção comercial nacional e internacionalmente junto a todos os segmentos da nossa economia. Em seu quadro de associados, estão as maiores empresas da cadeia produtiva do setor de feiras de negócios e promoção comercial.