A cidade de São Paulo ficou tradicionalmente movimentada com a realização da 44ª edição da Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter, no Expo Center Norte (São Paulo/SP). As feiras de negócios associadas à Ubrafe – União Brasileira dos Promotores de Feiras tradicionalmente abrem o calendário Brasileiro de Feiras de Negócios de 2017.
Por ser a primeira feira de negócios do ano dos associados à Ubrafe a ser realizada no País, a Couromoda é considerada um referência da economia e do segmento de coureiro calçadista. É a partir dela que o mercado, promotores e organizadores conseguem uma base de expectativa para bons negócios ao longo dos próximos meses. “É sempre um desafio ser a primeira feira do ano. Seja ela um termômetro positivo ou negativo, a responsabilidade é grande de saber como é que o mercado pode vir a se comportar”, afirma Jeferson Santos, diretor da Couromoda.
Durante os quatro dias de evento, os mais de 35 mil profissionais puderam conferir de perto e em primeira mão as novidades de mais de 1.000 coleções gerando negócios imediatos e bons contatos de relacionamento que certamente devem se converter em vendas. Tudo isso na melhor data para as compras: três semanas após as grandes vendas de final de ano, momento de renovar as vitrines.
Para Jeferson, “o ano começou positivo, com resultados melhores do que em 2016 e com uma projeção de um ano de retomada da economia”. Há mais de 40 anos no ramo calçadista, a Couromoda prevê um aumento de, no mínimo, 15% de área de venda.
Feiras de Negócios no Brasil
As feiras de negócios são a maior e mais completa ferramenta de marketing e vendas do Brasil e atendem a empresas de todos os portes e de todos os setores produtivos da economia.
A geração de cada feira de negócio, que permeia cerca de 50 macro segmentos econômicos, exige planejamento, dedicação e muito trabalho para a realização do evento. Os tradicionais promotores de feiras de negócios utilizam por ano os 2.520.000 m² dos locais de eventos disponíveis na cidade de São Paulo (pavilhões).
O estudo “Brasil: o país das feiras”, da UBRAFE, mostra que o Brasil promove mais de 2.000 feiras de negócios, por ano. Sendo que 48% das Feiras de Negócios estão concentradas na região Sudeste do Brasil, com 834 Feiras de Negócios.

Se a Couromoda é vista como o termômetro para as demais promotoras de feiras de negócios durante o ano, a cidade de São Paulo é capital das feiras de negócios do Mercosul. De acordo com a pesquisa “O Impacto Econômico e Social das Feiras de Negócio na cidade de São Paulo”, desenvolvida pela FIPE, o setor de feiras de negócios gera R$ 16,3 bilhões na cidade de São Paulo. Considerada uma das maiores e principais capitais do mundo, capital paulista vê sua economia crescer com a movimentação nas áreas de serviços, gastronomia, transporte, hotelaria e entretenimento durante as grandes feiras de negócios.
Informações à Imprensa
Mariana Couto – 11 3120-7099 | mariana@sindiprom.org.br