
Brasil: O país das Feiras de Negócios movimenta economia e gera riqueza para diversos setores da economia, estima estudo da UBRAFE
Brasil: O país das Feiras de Negócios movimenta economia e gera riqueza para diversos setores da economia, estima estudo da UBRAFE
Estudo inédito “Feiras de Negócios no Brasil”, elaborado pela UBRAFE- União Brasileira dos Promotores de Feiras, divulgado nesta segunda (29), apontou que o Brasil realiza 2222 Feiras de Negócios por ano em todo o território nacional.
De acordo o Estudo “Brasil: o país das feiras” mostra que 48% de Feiras de Negócios estão concentradas na região Sudeste do Brasil, com 1074 Feiras de Negócios. Em segundo lugar permanece a região Sul com 30,6%, com 676 Feiras de Negócios. Em terceiro lugar temos a Região Nordeste com 10,4%, ocupando o 4º temos a Região Centro Oeste registra 6,8% e a Região Norte com 3,9%.
|
FEIRAS POR REGIÃO BRASILEIRA |
||
|
NORTE |
3,9% |
87 FEIRAS |
|
NORDESTE |
10,4% |
232 FEIRAS |
|
CENTRO OESTE |
6,8% |
153 FEIRAS |
|
SUDESTE |
48% |
1074 FEIRAS |
|
SUL |
30,6% |
676 FEIRAS |
O Estudo considerou o Calendário Ubrafe das Principais Feiras de Negócios, Calendário Feiras do Brasil, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e da Associação
Brasileira do Agronegócio (ABAG). Neste contexto, foram analisadas as Feiras e exposições B2B (sigla em inglês que significa de empresa para empresa) e as Feiras do Agronegócio.
De acordo com o presidente executivo da Ubrafe, Armando Arruda Pereira de Campos Mello, o estudo revela que Brasil tem um vasto e qualificado calendário de Feiras de Negócios, que começa com sua ampliação para o mercado, realizando Feiras de Negócios já consagradas na região Sudeste em outras regiões.
Amostra
O estudo Ubrafeano contemplou 160 Feiras de Negócios que serão 2015 realizadas por associados Ubrafe, com 49 mil empresas expositoras para 50 macro segmentos econômicos, sendo 41.000 empresas nacionais e 8.000 empresas estrangeiras. Hoje, dentro da pesquisa foi considerado 3.200.000m² nos principais pavilhões brasileiros.
“O objetivo principal deste trabalho foi dotar a UBRAFE e o mercado de Feiras de Negócios de números que permitam planejar de maneira mais adequada com os vários agentes envolvidos o desenvolvimento e fortalecimento do setor”, afirma Armando Campos Mello, presidente executivo da UBRAFE e diretor do SINDIPROM/SP.
